O LOUVOR É TRANSCEDENTE

sábado, 29 de dezembro de 2012

O HOMEM TRICOTÔMICO

O mesmo Deus de paz vos santifique completamente. E todo o vosso espírito, alma e corpo sejam completamente conservados irrepreensíveis para a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo”.1 Tessalonicenses 5:23
O homem é um espírito que veio de Deus: “E o pó volte a terra, como era, e o espírito volte a Deus, que o deu”. Eclesiastes 12:7
E passou a habitar em corpo, que possui uma alma.
Deus quando criou o homem o fez segundo a sua imagem e semelhança; (Gênesis 1:27 / 5:1 e Tiago 3:9)
Segundo a ciência o homem é dividido em três partes: cabeça, tronco e membros.
Em hebraico, a língua que Deus usou para escrever o Antigo Testamento, alma aparece como Nefech, que quer dizer em sua tradução: Miolo, cérebro, mente. Já espírito aparece como Huar que quer dizer: Hálito, sopro.
É na alma que permanece as cicatrizes das feridas que sofremos no passado quando vivíamos em uma vida pecado:
“Estou atirado entre os mortos como os feridos de morte que jazem na sepultura, dos quais não te lembras mais, o qual os exclui a tua mão”.Salmo 88:5
Quando aceitamos ao Senhor Jesus Cristo como nosso Salvador e o convidamos a entrar na nossa vida, somos perdoados e remidos de nossos pecados, através do seu sangue, neste momento o Senhor nos sara de nossas feridas principalmente a culpa de ter uma vida pecaminosa:
“Portanto se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo, e tudo isto provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação”.1 Coríntios 5:17,18
“Eu, eu mesmo que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.” Isaías 43:25
Se existe a morte, a causa é o pecado, uma pessoa que vive pecando, a cada dia suicida-se um pouco e quando o seu espírito estiver totalmente sem vida aí vem a morte física que é a morte da alma. A própria ciência nos mostra a diferença entre morte do espírito e morte da alma, quando diz que alguém está vivo mas com morte cerebral, quer dizer o espírito está ainda ligado ao corpo mas o cérebro que é a alma já está morto.
Encontramos na alma a formação da personalidade do homem, seu ego, seus pensamentos, os sentimentos, é onde o inimigo atua para contaminar e tentar dominar o espírito, pois é da carne que ele se alimenta, vejamos:
“Disse, pois, o Senhor Deus à serpente: porque fizestes isto, maldita és entre todos os animais domésticos, e entre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.” Gênesis 3:14
O homem é formado do pó, que é alimento de satanás, mas como isto pode acontecer?
Como vimos acima o corpo do homem foi formado do pó e a alma como parte do corpo do homem, também é pó. Todas as substâncias encontradas na nossa carne são, encontrado no pó da terra, por isso o que afirmamos é que satanás consome as atitudes carnais dos seres humanos, vejamos o que está escrito:
“Digo, porém: Andai no Espírito, e não satisfarei à concupiscência (desejo) da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao espírito, e o espírito o que é contrário à carne. Estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Más se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. As obras da carne são conhecidas, as quais são prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, ciúmes, iras, pelejas, dissensões, facções, invejas, bebedices, orgias, e coisas semelhantes a estas, a cerca das quais vos declaro, que já antes vos preveni, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Más o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra essas não há lei.”Gálatas 5:16-22
Podemos afirmar que o nosso corpo é a substância física, a estrutura de cada homem ou animal; É como se fosse a parte central de um edifício.
Obs.: Tenho que lembrar sempre que sou templo do Espírito Santo, Deus me escolheu para isto, e por isso devo valorizar e cuidar deste corpo, Ele não foi criado para outra coisa a não ser glorificar ao Senhor, é ilícito usá-lo para conseguir alguma coisa ou tirar vantagem em negócios etc., não devo também impressionar a ninguém por causa da minha beleza física ou qualquer outro atributo que venha ter, exibindo-o, no vestir etc.
A aparência também define a personalidade e quando alguém usa seu próprio corpo, é por que há um erro na personalidade que precisa ser reparado, pois as coisas que são mostradas é para serem cobiçadas;
Também devemos aceitar a nossa aparência como ela é, pois Deus a fez assim para glória dele e por isso é Ele que deve definir o que você vai usar, qual a sua maneira de vestir, etc.
 
A alma:
A alma é dividida em Mente, Vontade e Emoções;
Podemos dizer que a mente é a sede de nossa alma, onde está o intelecto, os pensamentos, onde raciocinamos, onde guardamos a nossa memória. A vontade é o que chamamos também de livre-arbítrio, nele está o poder de tomar decisões; e as emoções, onde expressamos os nossos sentimentos (ato ou efeito de sentir, sensibilidade, disposição afetiva em relação à coisa de origem moral ou intelectual: gostos, simpatias, amor, ódio, mágoa, etc.).
Os distúrbios neste conjunto: mente, vontade e emoção, leva ao diagnóstico de ferida na alma,
“Por que sereis ainda mais castigados, se mais vos rebelareis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração está fraco.”Isaías 1:5
Uma pessoa sã, não pratica as obras da carne, pois a sua mente não tem espaço para o pecado está cheia da palavra de Deus, é um estudante da Universidade do Reino de Deus e procura memorizar apenas o que edifica, reconhece a vontade de Deus, como boa perfeita e agradável (Romanos 12:2), e a procura para sua vida, e não dá espaço para uma vida de emoções frustrada como ódio, mágoa, rancor e sim aos frutos do espírito, paz, gozo, longanimidade, etc.
O homem deve buscar viver através da razão e não da emoção, pois o nosso coração enganoso pode ser traído pela emoção, pessoas que vivem constantemente optando pela emoção em vez da razão demonstra insegurança: “Eu acho, eu penso”, expressões de quem opinam sem saber e sem ter certeza. Devemos buscar julgar com justiça; (refere-se a situações que requer atitude e não a pessoas). Para dominarmos as nossas emoções devemos buscar a auto disciplina. Quem não tem, acaba sendo dominada pelo medo, e por isso se apavora ao ficar só, em lugares altos, ambientes fechados, na multidão, etc. São as chamadas fobias:
“Porque Deus não nos deu o espírito de medo, mas de poder, de amor e de moderação”.II Timoteo 1:7.
Com isso devemos olhar somente para Jesus, praticando sua palavra e fazendo a justiça, confiando Nele, para não cair em depressão. Também devemos reconhecer que nada podemos fazer sem Ele como esta escrito.
“Sem Mim nada podeis fazer.” João 15:5.
Expressões como eu não sou, vai da errado, sou pobre, etc., só levam a prática da incredulidade, pois Jesus é o autor e consumador da nossa fé. Hebreus 12:2.
A outra parte importante do homem é o invólucro, onde está a alma e o espírito, o nosso corpo.
“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que Espírito de Deus habita em vós?” 1 Coríntios 3:16
A alma projeta os seus desejos e emoções, o corpo sente e expressa, pelos sentidos, fala, audição, visão, olfato e tato.
O reflexo do pecado no corpo é manifestado na alma da seguinte forma:
Na mente as lembranças desagradáveis, fortalezas, inseguranças, medo, amarguras, sentimentos de culpa, inferioridade, complexos, etc. A mente é o centro da inteligência, do raciocínio, do entendimento, das emoções, e dos sentimentos. É o lugar onde codificamos todas as informações do meio no qual vivemos.
As escolhas começam na mente por isso devemos optar pelo que vamos nela registrar, para o cristão a melhor opção é a Palavra de Deus. Com isso podemos rejeitar as coisas ruins.
Encontramos no cérebro também à vontade e nela é instalado as indecisões, inconstâncias, frouxidão, falta de iniciativa, procrastinação (Deixar sempre pra depois), obstinação, fracasso, derrotismo, etc.
Muita vezes o corpo do homem reflete as doenças da alma e também adoece.

0 comentários:

Postar um comentário

IGREJA DE DEUS

NOTICIAS EVANGÉLICAS