O LOUVOR É TRANSCEDENTE

sexta-feira, 12 de julho de 2013

HISTÓRIA DA IGREJA ATRAVÉS DOS SÉCULOS - V


SÉCULO V

405 – JERÔNIMO COMPLETA A VULGATA
Nasce em 340;
Cito Durant, A idade da fé:

Era, no entanto, um cristão verdadeiramente apaixonado por sua religião. Juntou-se a Rufino e outros para fundar uma irmandade de ascetas em Aquiléia, e em suas prédicas aconselhava tanto a perfeição, que o bispo o censurou por se mostrar indevidamente impaciente com a fragilidade natural da alma humana. A isto respondeu ele chamando o bispo de ignorante, brutal, perverso, do mesmo nível do rebanho humano que con¬duzia e péssimo piloto de um barco desgarrado. Jerônimo e alguns companheiros deixaram Aquiléia entregue a seus pecados e seguiram para o Oriente Próximo; entraram para um mosteiro do deserto de Cálcis, perto de Antioquia. O clima insalubre que prejudicou-lhes a saúde; dois morreram e o próprio Jerônimo esteve, duran¬te muito tempo, entre a vida e a morte. Deixou então o mosteiro para ir viver (...) uma ermida do deserto, onde se entregava, uma vez ou outra, à leitura de Virgílio e Cícero. Levara consigo sua biblioteca e não podia afastar-se, de vez, da prosa c da poesia dos clássicos, cuja beleza o fascinava. Sua narrativa a respeito revela bem a disposição de seu espírito.
‘Sonhara que tinha morrido e que havia sido arrastado à presença do Supremo Juiz, Pediram-me que dissesse qual era minha religião. Respondi que era cristão. Ele, porém que presidia o julgamento, contestou dizendo: "Estás mentindo, és um ciceroniano e não um cristão. Pois onde tiveres teu tesouro, lá estará também teu coração." Fiquei logo sem fala e senti depois os golpes do açoite - pois ele havia ordenado que me açoitassem ... Finalmente os presentes caíram de joelhos dian¬te dele e imploraram que me perdoasse a juventude, e me desse oportunidade de poder arrepender-me dos erros, com a condição, porém, de que me seria infligida extrema tortura se tornasse a ler novamente os livros dos autores gentios ... Essa ex¬periência não foi um sonho agradável, tampouco sem razão de ser ... Confesso que meus ombros estavam roxos e senti as dores dos açoites muito tempo depois de es¬tar acordado. Dali por diante dispensei à leitura dos livros de Deus uma atenção muito maior da que, até então, vinha dando aos livros dos homens’” (p46)
Jerônimo realizou a Tradução completa da Bíblia para o latim;
Cito Curtis:
“Jerônimo começou sua obra em 382. Quando Dâmaso morreu, em 384, Jerônimo, aparentemente, alimentava o desejo de ocupar a posi¬ção de bispo de Roma. Em parte pela amargura de não ter sido escolhido, e em parte pelo desejo de se livrar das distrações, Jerônimo mudou-se de Roma para a Terra Santa, estabele¬cendo-se em Belém. Em 405, terminou sua tradução, que não foi sua única obra. Durante aqueles 23 anos, ele também produziu comentários e outros escritos, servindo de conse¬lheiro espiritual para algumas viúvas ricas e bastante devotas. Ele se en¬volveu em várias batalhas teológicas de seus dias, por meio de cartas elo¬qüentes - e, às vezes, bastante cáus¬ticas - que até hoje são considera¬das muito dramáticas.
Jerônimo começou sua tradução trabalhando a partir da Septuaginta, a versão grega do Antigo Testamen¬to. Porém, logo estabeleceu um pre¬cedente para todos os bons traduto¬res do Antigo Testamento: passou a trabalhar a partir dos originais em hebraico. Jerônimo consultou muitos rabinos e procurava com isso atingir um alto grau de perfeição.
Jerônimo ficou surpreso com o fato de as Escrituras hebraicas não incluírem os livros que chamamos hoje apócrifos. Por terem sido incluídos na Septuaginta, Jerônimo foi compelido a incluí-Ios também em sua tradução, mas deixou sua opinião bastante cla¬ra: eles eram liber ecclesiastici ("livros da igreja"), e não liber canonici ("livros canônicos"). Embora os apócrifos pu¬dessem ser usados para a edificação, não poderiam ser utilizados para es¬tabelecer doutrina alguma. Centenas de anos mais tarde, os líderes da Re¬forma dariam um passo adiante e não incluiriam esses livros na versão bí¬blica protestante.”

A DECADÊNCIA DOS CRISTÃOS
Cito Anglin:
“Mas não obstante o Senhor ter assim livrado o seu povo de muitos perigos, foram os próprios cristãos que prepara¬ram para si bastante trabalho pelas suas loucuras. O pro¬cedimento do clero (com algumas brilhantes exceções) tor¬nara-se notavelmente irregular, e tinha decaído a tal ponto em Roma, que dois candidatos ao bispado, Lourenço e Simaco, nos esforços que empregaram para obter o lugar, não temeram fazer as mais. graves acusações um ao outro. O atrevimento do clero revela-se de um modo notável r no fato de que Martinho bispo de Tours, (que era um cristão fiel e dedicado), consentiu'em ser servido à mesa pela mu¬lher do imperador Máximo, vestida como uma criada! Também se conta deste bispo outra história da mesma espécie. Estando um dia a jantar com o imperador, este pas¬sou-lhe a sua taça, pedindo que bebesse primeiro. Marti¬nho assim fez com grande ostentação, mas antes de resti¬tuir a taça ao imperador, passou-a ao seu capelão, fazendo observações de que os príncipes e potentados estavam abaixo da dignidade de padres e bispos.
A ambição pela distinção na igreja estava também con¬sumindo a energia de muitos cristãos menos talentosos, e por isso foram criados numerosos lugares novos: e assim começou-se a ouvir falar de subdiáconos, leitores, ajudan¬tes, acólitos, exorcistas, e porteiros. Mas além de tudo isso também se tornara comum a adoração das imagens e a in¬vocação dos santos; e a perseguição que sofreu Nestor por se recusar a empregar o termo "Mãe de Deus" referindo-se à virgem Maria, mostra muito claramente para onde a igreja estava resvalando.” (p71)


HÁ REAÇÃO À DECADÊNCIA DA IGREJA
Cito Durant, Idade da Fé:
“Desde que deixara de ser um agrupamento de devotos e se tornara uma instituição que governava milhões de homens, a Igreja começou a adotar um ponto de vista mais complacente pata com a fragilidade humana e a tolerar os prazeres do mundo, do qual. às vezes, participava. Uma minoria de cristãos considerou tal condescendência como traição a Cristo, e resolveu ganhar o reino dos céus 'levando uma vida de pobre¬za, castidade e orações. Isolaram-se completamente do mundo (...)”


A IGREJA NO INÍCIO DO PERÍODO MEDIEVAL
OS PRINCIPAIS SOLDADOS DE CRISTO: OS LÍDERES DO SÉCULO V:
Cito Durant, Idade da Fé:
“Jerônimo e Agostinho foram os dois maiores vultos de uma época extraordinária. Entre os Padres da Igreja medieval dos primeiros tempos, nove foram os que se distin¬guiram como "Doutores da Igreja": Atanásio, Basílio, Gregório Nazianzeno, João Crisóstomo eJoão Damasceno, no Oriente, e Ambrósio, Jerônimo, Agostinho e Gre¬gório, o Grande, no Ocidente.”

431 – O CONCÍLIO DE ÉFESO:
Disputas teológicas:
Alexandria + Roma X Antioquia + Constantinopla
- De Influência Grega; - Ênfase na humanidade de
- Ênfase ao Cristo Divino; Cristo;
- Apolinário disse que - Nestório é contrário à idéia
Cristo era humano apena de que Maria era ‘portadora’
corporalmente; de Deus, e opôs-se às idéias
de Apolinário;
Cito Curtis:
“Em 431, no Terceiro Concílio Ecu¬mênico em Éfeso, o maquinador Ci¬rilo conseguiu que Nestório fosse deposto antes que ele e seus amigos pudessem chegar ao local das reu¬niões. Quando os clérigos ausentes chegaram, condenarar;n Ciril0 e seus seguidores sob a liderança de João, o ~ patriarca de Antioquia. O imperador' Teodósio, que convocara o concílio, foi pressionado e terminou por exi¬lar Nestório.
Adicione a essa situação volátil um clérigo que levava a ênfase ale¬xandrina às últimas conseqüências. Eutíquio, chefe de um mosteiro pró¬ximo a Constantinopla, ensinava uma idéia que passou a ser chamada mo¬nofisismo (de mono, "um", e physis, "natureza"). Esse ponto de vista sus¬tentava que a natureza de Cristo es¬tava perdida na divindade, "assim como uma gota d'água que cai no mar é absorvida por ele".
O patriarca Flaviano de Constan¬tinopla condenou Eutíquio por heresia, mas o patriarca Dióscoro, de AJe¬xandria, o apoiou. A pedido de Diós¬coro, Teodósio convocou outro con¬cílio, que se reuniu em Éfeso, em 449. Esse concílio proclamou que Eutíquio não era herege, mas muitas igrejas consideraram esse concílio inválido. O papa Leão I rotulou aquele encon¬tro de "Sínodo de Ladrões" e, atual¬mente, ele não é considerado um concílio ecumênico válido.”
Resultados:
Nestorianismo é considerado Heresia;
Pelágio é condenado;
Vitória da visão Alexandrina de Cristo;

451 – CONCÍLIO DE CALCEDÔNIA
Tarefas:
Resolver questões ainda pendentes desde Éfeso;
Estabelecer a ordem;
Afirmar o poder papal cima dos bispos
Cito Curtis:
“Dióscoro sempre foi uma figura um tanto sinistra. Agora, nesse concílio, ele foi excomungado da igreja com resultado de suas ações no "Sínodo de Ladrões".
Durante o Concílio de Calcedô¬nia foi lida uma afirmação sobre a• natureza de Cristo, chamada tomo [carta dogmática], de autoria do pa¬pa Leão I. Os bispos incorporaram seu ensinamento à declaração de fé que foi chamada de Definição de fé de Calcedônia . Nessa Definição de fé, Cris¬to "reconhecidamente tem duas na¬turezas, sem confusão, sem mudan¬ça, sem divisão, sem separação (...) a propriedade característica de cada na¬tureza é preservada Nele”

QUESTÕES PARA DEBATE:
- A família e a Mulher na Igreja Medieval:
Cito Durant, Idade da Fé:
“Contudo, a Igreja fortaleceu a família cercando o caSamento de uma cerimônia so¬lene e sublimando-o pelo sacramento. Em tornando o casamento indissolúvel. au¬mentou a segurança e a dignidade da esposa e estimulou a paciência que advém da falta de segurança. A posição da mulher foi, durante algum tempo, prejudicada pela doutrina de alguns chefes cristãos, os quais afirmavam que a mulher era a fonte do pecado e o instrumento de Satanás; modificou-se. porém, essa posição pelas honras prestadas à Mãe de Deus. Tendo aceito o casamento. a Igreja abençoou a maternida¬de e proibiu severamente que se praticasse o aborto ou o infanticídio; talvez fosse pa¬ra desencorajar tais práticas que seus teólogos condenaram para o limbo eterno toda criança que morresse sem batismo. Foi devido à influência da Igreja que em 374 Valentiniano I proclamou o infanticídio um crime capital.”

A idolatria e o sincretismo na Igreja Medieval:
Cito Durant, Idade da Fé:
“O argumento de Agostinho contra o paganismo foi a última resposta nos maiores debates históricos, O paganismo sobreviveu no sentido moral como alegre indulgência de apetites naturais; como religião, permaneceu apenas na forma dos antigos ritos c costumes que haviam sido perdoados, ou aceitos c transformados por uma Igreja muitas vezes indulgente. A veneração íntima aos santos substituíra o culto aos deuses pagãos e satisfizera o politeísmo dos espíritos simples ou poéticos. Deram os nomes de Maria e Jesus às estátuas de Ísis e Hórus; a Lupercália romana e a festa da purificação de Ísis transformaram-se na Festa da Natividade; a Saturnália foi substituída pelas comemorações do Natal, a Fiorália, pelo Dia de Pentecostes, antigo festival dos mortos pelo Dia de Finados,lOo e a ressurreição de Átis, pela ressurreição de Cristo. Dedicaram os altares pagãos aos heróis cristãos; adaptaram e purificaram no ritual da Igreja o incenso, as luzes, as flores, as procissões, as vestes e hinos com os quais satisfa¬ziam os povos nos cultos antigos, A própria imolação de um ser vivo foi sublimada no sacrifício espiritual da missa.
Agostinho protestou contra a veneração aos santos e em termos que Voltaire pode• ria ter usado ao dedicar sua capela de Ferney: "Não tratemos os sarltos como deuses; não desejamos imitar os pagãos que adoravam os mortos. Não construamos templos nem altares para eles, mas levantemos corri suas relíquias um altar para um só Deus." 102 Contudo, a Igreja mui sabiamente aceitou esse antropomorfismo inevitável da teologia popular. Resistiu ao culto dos mártires e relíquias, praticou-o depois e nis¬so se excedeu também. Ela se OpÔSl03 à veneração das imagens, prevenindo os fiéis de que deviam respeitá•las apenas como símbolos, 104 mas o ardor do sentimento popular sobrepujou tais advertências, levando o povo aos excessos dos iconoclastas bizantinos. A Igreja condenou a feitiçaria, a astrologia e a profecia, porém isso se encontrava mui¬to na literatura medieval, assim como na literatura antiga; logo o povo e os sacerdotes iriam servir-se do sinal-da-cruz como coisa maravilhosa para expulsar ou repelir os de¬mônios. Pronunciavam-se exorcismos para os que se apresentavam para o batismo e exigia•se a imersão completa do corpo nu na água, de receio que o diabo estivesse es¬condido em alguma roupa ou ornamento. A cura que outrora se procurava nos templos de Esculápio pôde ser obtida depois nos santuários de São Cosme e São Damião.” 

SÉCULO VI

529 – BENTO ABRE SEU MOSTEIRO
Havia tempos o monastecismo vinha se fortalecendo.
Cito Anglin:
“Até o fim do VII século, estas instituições, espalhadas por toda parte, estavam debaixo das ordens dos bispos; e os monges, apesar da grande fama de que gozavam e de se estarem tornando muito ricos, eram apenas considerados como leigos pela igreja. Leão I proibiu-os expressamente de exercerem qualquer cargo sacerdotal, ou mesmo de se¬rem ensinadores do povo;”
Bento derruba templo pagão e no lugar ergue um mosteiro;
Fortaleza Espiritual;
Comunidade Auto-controlada;
Comunidade Auto-suficiente (saída contra a servidão feudal). Fabricavam suas próprias roupas, plantavam sua comida, faziam sua mobília, etc)
Princípios básicos: Voto de pobreza; Voto de Castidade; Voto de Obediência;
Bento cria sua regra para a vida monástica;
Cito Curtis:
“A adoração desempenhava papel muito grande na vida monástica. Aregra de São Bento prescrevia sete cultos por dia, incluindo-se um culto de vi¬gília que acontecia às duas horas da manhã, considerado muito importan¬te. Cada culto tinha cerca de vinte minutos e consistia praticamente da recitação de salmos.
Além da adoração pública, os mon¬ges tomavam parte em devoções pes¬soais: leitura da Bíblia, meditação e oração. Embora muitos acusassem as comunidades monásticas de se afas¬tarem do mundo, os monges sempre oravam por quem estava fora de seus muros.
"O ócio é o inimigo da alma", de¬clarava a Regra. Assim, todos os mon¬ges tinham de tomar parte no traba¬lho manual, incluindo a preparação de alimentos.
Embora essa vida de trabalho, ora¬ção e adoração possa parecer tediosa, foi uma tentativa de criar uma vida ordeira sem ir a estremos.
Bento também tentou disponibi¬lizar a vida santa aos seres humanos comuns. Em sua regra, escreveu: "Se parecemos muito severos, não se as¬suste e não saia correndo. A entrada para o caminho da salvação deve ser estreita. Contudo, conforme você progride na vida da fé, o coração se expande e anda mais rápido com a doçura do amor por todas as veredas dos mandamentos de Deus".
Vivendo em uma era cruel e ins¬tável, o monasticismo beneditino for¬neceu refúgio aos que eram sensíveis à religião.”

527 – 565 – JUSTINIANO É IMPERADOR
Luta pela unificação da Igreja;
Combate Heresias;
Fechou escolas de filosofia;
Expulsou pagãos dos cargos públicos;
Editou novas leis gerais para o Império;
Era um grande estudioso da Palavra, vivia fechado em salas estudando as escrituras até a alta madrugada;
Vivia vida regrada, na maior parte do tempo;
Casou-se com Teodora, mulher de índole discutível. Com certeza um mal exemplo de mulher, apesar de bela;
Cito Durant, Idade da Fé:
“ Sem discutirmos seu passado, vemos que Teodora se tornara uma matrona cuja ho¬nestidade, como imperatriz, ninguém contestava. Era ávida por dinheiro, cedia, de vez em quando, a suas explosões de cólera e, vez por outra, tecia suas intrigas para conseguir objetivos opostos aos de Justiniano. Dormia muito, apreciava boas iguarias e bons vinhos, gostava de jóias e de uma vida luxuosa e cheia de ostentação e passava muitos meses do ano em seus palácios à beira-mar. Justiniano mostrava-se sempre apaixonado por ela, e com paciência filosófica suportava-lhe a interferência em seus planos. Dera-lhe direitos de soberano teoricamente iguais aos seus, não podia, por is¬so, queixar-se por exercê-los ela à sua vontade. Teodora participou ativamente da di¬plomacia e da política eclesiástica, nomeou e demitiu papas e patriarcas e depôs seus inimigos. Anulava, às vezes, as ordens do marido, na maioria dos casos com vanta¬gens para o Estado.11 Sua inteligência quase se igualava a sua força. Procópio acusa-a de crueldade para com os adversários, dizendo que os atirava em calabouços e que ha¬via assassinado alguns deles, acrescentando que estavam fadados a desaparecer sem deixar traços os homens que a ofendiam, à semelhança do que acontece com certos políticos de nosso século. Mas ela sabia ser magnânima também. Protegeu durante dois anos o patriarca Antêmio que havia sido exilado por Tustiniano devido a uma heresia, ocultando-o em seus próprios aposentos. Talvez ela tivesse sido demasiado complacente para com os adultérios da esposa de Belisário; contrabalançou isso cons¬truíndo um belo convento para as prostitutas que se haviam regenerado, dando-lhe o nome de "Convento do Arrependimento". Algumas das jovens arrependiam-se da¬quela nova vida que ela lhes oferecia, fugia através das janelas, horrivelmente enfa¬dadas. Teodora assumia Interesse verdadeiramente maternal pelos casamentos de suas amigas, arranjara muitos deles e, às vezes, impunha o casamento corno condição para promoção na corte. Corno se podia esperar, tornou-se, na velhice, urna guardiã muito severa da moral pública.
Interessou-se, no fim, pela teologia'e travou muitas discussões com o marido sobre a natureza de Cristo. justiniano esforçou-se por unir a Igreja do Oriente à do Ociden¬te, pois achava indispensável para a unidade do Império que houvesse espírito de união entre as Igrejas. Contudo, Teodora não podia compreender a doutrina das duas naturezas em Cristo, embora não levantasse dificuldades sobre a que se referia às três pessoas em Deus. Adotou a doutrina monofisita, percebendo que, nesse ponto, o Oriente não cederia ao Ocidente e achou que o poderio e a sorte do Império jaziam mais nas ricas províncias da Ásia, Síria e Egito do que nas províncias ocidentais, que haviam ficado arruinadas pelo barbarismo e pelas guerras. Suavizou a intolerância or¬todoxa de justiniano, protegeu os hereges, desafiou o papado, encorajou, em segre¬do, a criação de urna Igreja monofisita livre no Oriente e, com isso, combateu tenaz e inexoravelmente o imperador e o papa.”
Monofisismo, a heresia do período;
Cito Durant, Idade da Fé:
“O Monofisismo que defendia apaixonadamente a doutrina de uma única natureza em Cristo havia-se tornado no Egito quase tão numeroso quanto os católicos. Tinha progredido tanto em Alexandria que, por sua vez, ficou dividida em monofisitas or¬todoxos e heterodoxos. As duas facções travavam lutas nas ruas e nisso eram auxiliadas pelas mulheres, que dos telhados arremessavam setas e dardos contra os adversários. As forças do imperador instalaram um bispo católico na diocese de Atanásio; o seu primeiro sermão foi recebido com uma saraivada de pedras pela população, a qual foi massacrada in situ pelos soldados imperiais. Enquanto o catolicismo controlava o episcopado de Alexandria, ia-se espalhando a heresia pelos campos; os camponeses não davam atenção aos decretos do patriarca, tampouco às ordens do imperador, e o Egito já estava quase perdido para o Império um século antes da chegada dos árabes.
Nessa questão, como em muitas outras, a persistente Teodora acabava sempre do. minando o vacilanteJustiniano. Ela teceu suas intrigas com Virgílio, um diácono ro• mano, para nomeá•lo papa se ele fizesse certas concessões aos monofisitas. O Papa Silvério foi arrancado de Roma por Belisário (53 7) e exilado para a ilha de Palmária, onde logo morreu em virtude dos maus tratos que recebeu. Virgílio foi então nomea¬do por ordem do imperador. Justiniano concordou finalmente com o ponto de vista de Teodora - de que não se podia destruir o monofisismo, e procurou acalmar seus adeptos redigindo um documento de teologia imperial conhecido pelo nome de Três Capítulos. Chamou Virgílio a Constantinopla e pediu.lhe que subscrevesse o docu¬mento. Virgílio, embora relutante, anuiu em fazê•lo. Foi o bastante para que o clero catól1co africano o excomungasse (550). Virgílio anulou sua anuência e foi exilado por Justiniano para um rochedo no Proconeso. Novamente concordou com o documento, obtendo permissão para voltar para Roma, porém morreu durante a viagem (555).Ja¬mais um imperador fizera assim abertamente ta s tentativas para dominar o papado. Justiniano reuniu um concílio ecumênico em Constantinopla (553); poucos foram os bispos ocidentais que a ele compareceram. Aprovaram as fórmulas do imperador, mas a Igreja ocidental as repeliu, e os cristãos do Oriente e Ocidente novamente se dividiram, e assim permaneceram durante um século.”
553 – Concílio em Constantinopla;
Condena os ‘três capítulos’ de Justiniano e confirma o concílio anterior;
O fim de Justiniano;
Rejeição de sua teologia por parte da Igreja o deixa desanimado;
Morte de Teodora abala o imperador;
Calamidades tomam o Império;
Cito Durant, Idade da Fé:
“(...) abateu-lhe a coragem, o espírito e as forças. Estava então com 65 anos, enfraquecido pelo ascetismo e intermitentes cri¬ses. Deixara a direção do governo a seus subalternos, negligenciara-se das defesas que lhe custara tanto construir e dedicara-se à teologia. Uma série de catástrofes obscure¬ceuosúltimos 16 anos l)e sua vida. Os terremotos eram freqüentes no reino e des¬truíram uma dezena de cidades, cuja reconstrução constituiu verdadeira sangria no tesouro. Em 542 surgira a peste com todos os seuS horrores; em 556 irrompeu a fome e, em 558, novamente a peste, Em 559, os hunos de Kotrigur atravessaram o Danúbio, saquearam a Mésia e a Trácia, fizeram milhares de prisioneiros, violaram matronas, virgens e freiras, atiraram aos cães as crianças que as mulheres haviam dado à luz durante a sua marcha, e avançaram rumo às muralhas de Constantinopla”

590 – PAPA GREGÓRIO
Quando jovem foi prefeito de Roma, mas renunciou;
Tornou-se monge; Depois Abade;
Era um homem humilde;
Contra sua vontade foi escolhido unanimemente como novo Papa;
Contornou conflitos e invasões à cidade de Roma;
Valorizava o papel do clero enquanto pastorado;
Cito Curtis:
“Gregório, porém, não tinha ambi¬ções polí íticas. Seus interesses eram espirituais. Extremamente preocupa¬do com o cuidado pastora], insistia em que o clero visse a si mesmo como um grupo de pastores e servos do rebanho. Dizia que era "servo dos servos de Deus", e sua obra intitulada Livro do cuidado pastoral - um estu¬do maravilhosamente criterioso sobre as provações espirituais das pessoas e a maneira pela qual o clero deveria lidar com elas - tornou-se uma es¬pécie de livro-texto ministerial da Idade Média.”
Valorizou em seu discurso o sobrenatural dos santos;
Cito Curtis:
“Outra obra sua, Diálogos, foi a primeira tentativa de hagíografia - bio¬grafia dos santos - que enfatizava o fantástico e o miraculoso, o que aca¬bou por transformar os santos em uma espécie de super-heróis da épo¬ca. Durante seu papada, a veneração de partes do corpo, de roupas e de outros pertences dos santos foi en¬corajada, e isso viria a se transformar em uma das marcas da piedade medieval. Por vários séculos, nenhuma igreja poderia se estabelecer se não tivesse alguma relíquia de um santo para ser colocada nela.”
Pregou a idéia grega da existência de um purgatório:
Cito Curtis:
“Embora Gregório não afirmasse ser teólogo, algumas de suas crenças se tornaram essenciais para a teolo¬gia católica. Ele acreditava no purga¬tório e ensinava que as missas cele¬bradas a favor dos mortos poderiam aliviar as dores dos que estavam na¬quele local. Além disso, ajudou a po¬pularizar o ensino de Dionísio Areo¬pagita, que escreveu sobre diversas categorias de anjos. Depois de Gre¬gório, essas idéias se tornariam gran¬demente aceitas.”
Cito Anglin:
“ Apesar do zelo dos missionários nessa época, as trevas aumentaram por todos os lados, e o poder corruptor de Roma aumentou também de uma maneira assustadora. A simplicidade do culto cristão estava sempre sofrendo contínuas inovações, e várias doutrinas de caráter duvido¬so tinham invadido a igreja. Foi no tempo de Gregório que a abominável idéia do Purgatório foi primeiramente discutida. Ele próprio falou de "purificação por meio de fogo, como sendo um fato decidido", mal pensando que esta fic¬ção pagã. hávia de ser mais tarde o pretexto da venda de in¬dulgências. Ainda assim as suas idéias sobre o assunto eram apenas vagas, quase tão vagas como, na verdade eram as especulações de Agostinho, que foi o primeiro a lembrar a doutrina de um estado médio. Mesmo presente¬mente há muita incerteza entre os escritores romanos sobre este assunto; e as visões do Purgatório com que, como dizem, têm sido de tempos a tempos favorecidos os monges e padres, são extraordinariamente contraditórias. Contudo, só na Idade Média, nesse tempo tão supersticio¬so, é que essas histórias absurdas espalharam-se entre os crédulos”
Incentivou missões cristãs por muitos lugares, principalmente pela Grã-bretanha;

0 comentários:

Postar um comentário

IGREJA DE DEUS

NOTICIAS EVANGÉLICAS