Ao estudar
este assunto, lembre-se de que a palavra “Trindade” não é usada nas Escrituras.
Este é um termo usado em uma tentativa de descrever o Deus triúno, e o fato de
haver 3 pessoas co-existentes e co-eternas perfazendo um só Deus. Compreenda
que DE JEITO ALGUM se sugere aqui que haja 3 Deuses. A Trindade é 1 Deus feito
de 3 pessoas. Não há nada errado em usar o termo “Trindade”, mesmo que esta
palavra não se encontre na Bíblia. É mais prático dizer a palavra “Trindade” do
que dizer “3 pessoas co-existentes e co-eternas perfazendo um só Deus”. Se isto
for problema para você, considere isto: a palavra avô também não é usada na
Bíblia. Mesmo assim, sabemos que havia avôs na Bíblia. Abraão foi avô de Jacó.
Então, não fique obcecado com termo “Trindade”. O que realmente importa é que o
conceito REPRESENTADO pela palavra “Trindade” existe nas Escrituras. Terminada
esta introdução, mostraremos versículos bíblicos na discussão sobre a Trindade.
1) Há um só Deus: Deuteronômio 6:4; I Coríntios
8:4; Gálatas 3:20; I Timóteo 2:5.
2) A Trindade consiste de três Pessoas: Gênesis
1:1; 1:26; 3:22; 11:7; Isaías 6:8; 48:16; 61:1; Mateus 3:16-17; 28:19; II
Coríntios 13:14. Nas passagens do Velho Testamento, algum conhecimento de
hebraico é de grande ajuda. Em Gênesis 1:1, é usado o substantivo plural
“Elohim”. Em Gênesis 1:26; 3:22; 11:7 e Isaías 6:8, o pronome plural
equivalente a “nós” é usado. “Elohim” e “nós” se referem a mais de duas
pessoas, NÃO há dúvidas. Em português, temos apenas duas variações quanto ao
número, singular e plural. Em hebraico, temos três formas: singular, dual e
plural. Dual é para dois, APENAS. Em hebraico, a forma dual é usada para coisas
que vêm em pares, como olhos, orelhas e mãos. A palavra “Elohim” e o pronome
“nós” são formas de plural – definitivamente mais de dois, e devem estar se
referindo a três ou mais (Pai, Filho, Espírito Santo).
Em Isaías 48:16 e 61:1, o Filho está falando
enquanto faz referência ao Pai e ao Espírito Santo. Compare Isaías 61:1 com
Lucas 4:14-19 para ver que é o Filho falando. Mateus 3:16-17 descreve o
acontecimento do batismo de Jesus. Nele se vê o Deus Espírito Santo descendo
sobre o Deus Filho enquanto o Deus Pai proclama Seu prazer no Filho. Mateus
28:19 e II Coríntios 13:14 são exemplos de 3 pessoas distintas na Trindade.
3) Os membros da Trindade são distintos uns dos
outros em várias passagens: No Velho Testamento, “SENHOR” é diferenciado de
“Senhor” (Gênesis 19:24; Oséias 1:4). O “SENHOR” tem um “Filho” (Salmos 2:7,
12; Provérbios 30:2-4). Espírito é distinto de “SENHOR” (Números 27:18) e de
“Deus” (Salmos 51:10-12). Deus o Filho é diferenciado de Deus o Pai (Salmos
45:6-7; Hebreus 1:8-9). No Novo Testamento, João 14:16-17 é onde Jesus fala ao
Pai sobre enviar um Ajudador, o Espírito Santo. Isto demonstra que Jesus não
considerava a Si mesmo como sendo o Pai ou o Espírito Santo. Considere também
todas as outras vezes, nos Evangelhos, onde Jesus fala ao Pai. Estava Ele
falando consigo mesmo? Não. Ele falava com uma outra pessoa na Trindade, o Pai.
4) Cada membro da Trindade é Deus: O Pai é Deus:
João 6:27; Romanos 1:7; I Pedro 1:2. O Filho é Deus: João 1:1, 14; Romanos 9:5,
Colossenses 2:9; Hebreus 1:8; I João 5:20. O Espírito Santo é Deus: Atos 5:3-4;
I Coríntios 3:16 (Aquele que habita é o Espírito Santo: Romanos 8:9; João
14:16-17; Atos 2:1-4).
5) A subordinação dentro da Trindade: As Escrituras
mostram que o Espírito Santo é subordinado ao Pai e ao Filho, e o Filho é
subordinado ao Pai. Esta é uma relação interna, e não nega a divindade de
nenhuma das pessoas da Trindade. Esta é simplesmente uma área que nossas mentes
finitas não conseguem compreender, em vista do Deus infinito. Em relação ao
Filho, veja: Lucas 22:42; João 5:36; João 20:21; I João 4:14. Em relação ao
Espírito Santo veja: João 14:16; 14:26; 15:26;16:7 e principalmente João
16:13-14.
6) As tarefas dos membros individuais da Trindade:
O Pai é a fonte máxima ou causa de: 1) o universo (I Coríntios 8:6; Apocalipse
4:11); 2) revelação divina (Apocalipse 1:1); 3) salvação (João 3:16-17); e 4)
as obras humanas de Jesus (João 5:17;14:10). O Pai PRINCIPIA todas estas
coisas.
O Filho é o agente através do qual o Pai faz as
seguintes obras: 1) A criação e manutenção do universo (I Coríntios 8:6; João
1:3; Colossenses 1:16-17); 2) divina revelação (João 1:1; Mateus 11:27; João
16:12-15; Apocalipse 1:1); e 3) salvação (II Coríntios 5:19; Mateus 1:21; João
4:42). O Pai faz todas estas coisas através do Filho, que funciona como Seu
agente.
O Espírito Santo é o meio pelo qual o Pai faz as
seguintes obras: 1) criação e manutenção do universo (Gênesis 1:2; Jó 26:13;
Salmos 104:30); 2) divina revelação (João 16:12-15; Efésios 3:5; II Pedro
1:21); 3) salvação (João 3:6; Tito 3:5; I Pedro 1:2); e 4) feitos de Jesus (Isaías
61:1; Atos 10:38). Então faz assim o Pai todas estas coisas pelo poder do
Espírito Santo.
Nenhuma das ilustrações populares são descrições
completamente apuradas da Trindade. O ovo (ou maçã) falha porque a casca, a
clara e a gema são partes do ovo, e não são o ovo, cada qual separadamente. O
Pai, Filho e Espírito Santo não são partes de Deus, cada um Deles é Deus. A
ilustração da água é de alguma forma melhor, mas ainda falha em adequadamente
descrever a Trindade. Líquido, vapor e gelo são estados da água. O Pai, Filho e
Espírito Santo não são formas ou estados de Deus, mas cada qual separadamente é
Deus. Então, enquanto estas ilustrações podem nos dar uma idéia da Trindade,
esta não se faz totalmente precisa. Um Deus infinito não poderá ser totalmente
descrito por uma ilustração finita. Em vez de focalizar na Trindade, tente
focalizar na grandeza de Deus e Sua natureza infinitamente maior que a nossa.
“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão
insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que
quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?” (Romanos
11:33-34).
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