O LOUVOR É TRANSCEDENTE

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

INTIMIDADE COM DEUS

Intimidade com Deus

Texto bíblico: “ A intimidade do Senhor é para os que o tem

em, e Ele lhes fará saber a sua aliança.” Sl 25:14
Introdução: Antes de falarmos sobre intimidade com Deus é muito importante a gente aprender que existem outros componentes que fazem parte para se obter esse relacionamento.
Comunhão com Deus. Sem a comunhão dificilmente teremos intimidade com Deus. A Palavra de Deus nos informa essa condição. “Andarão dois juntos se não estiverem de acordo?” Comunhão com Deus significa que eu concordo e aceito as Suas leis, regras, determinações, ensinamentos e mandamentos. Significa que eu concordo e aceito os Seus designos, a Sua autoridade e o Seu poder. Significa que eu concordo e aceito a Sua Palavra, o Seu Filho e a doce presença do Seu Espírito. Significa que eu concordo e aceito a morar e viver com Ele eternamente.
Relacionamento com Deus. Relacionamento é a capacidade em maior ou menor grau, de relacionar-se, conviver ou comunicar-se com Deus e com os seus semelhantes. Relacionamento é a ligação espiritual que eu tenho de amizade, de comunhão, de sensibilidade espiritual e religiosa com Deus. O meu relacionamento está condicionada por uma série de boas atitudes espirituais da minha relação para com Deus. Se os meus principios estiverem fundamentados na verdade e na obediência da Palavra de Deus, com certeza o meu relacionamento com Deus será profundo, comprometido, confiante e seguro.
Conhecimento de Deus. Uma boa comunhão, com um bom relacionamento com Deus, produzirá entre o homem e Deus, trocas de informações, saber, conhecimentos, segredos, etc. Só poderemos conhecer a Deu através do estudo sistemático da Sua Palavra e através das revelações do Espírito Santo. Nós sómente poderemos ser conhecido de Deus através das nossas atitudes, ações e vida de orações, isto é, quando abrimos o nosso coração ou a nossa alma, e revelamos totalmente a Ele quem nós somos e as coisas que estão no nosso espirito, alma e corpo. O conhecimento pleno leva a uma plena confiança. Jamais Deus se deixará conhecer antes de nos conhecer primeiro.
O conhecimento de Deus nos leva a reconhecer a Sua Santidade e a Sua Autoridade.
Temor à Deus. Antes de nós encontrarmos com o Senhor, vivíamos uma vida dissoluta. Sem Deus, sem Jesus, sem paz e sem salvação. Vivíamos uma vida sem temor à Deus. Vivíamos de acordo com o curso dessa vida. Uma vez que, pela misericordia de Deus, ouvimos e aceitamos a pregação do evangelho, encontramos com Jesus, a nossa vida muda, somos transformados e começamos a viver em novidade de vida com Deus, com Jesus, com o Espirito santo, com a Palavra de Deus e com o Povo de Deus. Essa vida espiritualmente mudada, desenvolve em nós o principio de temor à Deus. Somos possuidos por um sentimento de respeito, de reverência, de zelo e de santidade. “ O temor à Deus é o principio da sabedoria.”
Então para nós podermos entender direitinho, comunhão com Deus + relacionamento com Deus + conhecimento de Deus + temor à Deus nos leva à ter uma vida de Intima com Deus. Sem estes componentes dificilmente teremos intimidade com Deus.
O que é ter intimidade com o Senhor?
É ser conhecido do Senhor.
Cantares de Salomão revela-nos sobre ter intimidade e ser conhecido do Senhor. “ Agradáveis são as tuas faces entre os teus enfeite ” Ct 1:10 – “ Eis que és formosa, ó amiga minha, eis que és formosa, os teus olhos são como os da pombas.” Ct 1:15 – “O meu amado fala e me diz: Levanta-te ó amiga minh, formosa minha, e vem…Ct 2:10 à 14 “Quem é esta que sobe do deserto, como colunas de fumaça, perfumada de mirra, de incenso e de toda sorte de pós aromáticos? Ct 3:6 – Eis que és formosa, amiga minha, eis que és formosa, os teus olhos como os das pombas entre as tuas tranças, o teu cabelo é como o rebanho de cabras que pastam no monte de Gileade.” Ct 4:1 à 6 – “Tú és toda formosa, amiga minha, em ti não há mancha.” Ct 4:7 – “ Jardim fechado és tú, irmã minha, esposa minha, manancial fechado, fonte selada.” Ct 4:12 e etc…etc…etc.
É acreditar nas promessas do Senhor.
“ Porque todas quantas promessas há de Deus são Nele sim, e por Ele o Amém, para glória de Deus, por nós.” 2Cor.1:20
Estamos vivendo momentos de muita incredulidade. Infelizmente alguns tipos de teologias modernas, contribuiram com o crescimento da incredulidade no seio das igrejas. Existem muitos crentes que estão frustrados ou decepcionados com as declarações de promessas que foram prometidas pelas teologias modernas que não aconteceram e nem irão acontecer. Esta desilusão provoca esfriamento da fé quanto à crer. Crer ou acreditar nas promessas bíblicas revela maturidade espiritual do crente. Independente das circunstâncias as promessas bíblicas se cumprirão nas nossas vidas. As promessas inseridas na Palavra de Deus, são para nos ajudar na nossa caminhada. Elas, pela fé nos empurram para frente em direção à terra prometida. Caminhamos a caminhada da nossa carreira pela fé. Há momentos que as promessas se colocam à nossa frente com o dever de nos proteger contra o mal. Há momentos que as promessas andam do nosso lado para nos animar e fortalecer. Há momentos que as promessas nos colocam na frente para sermos honrados, etc…etc…etc.
É esperar com paciência as bençãos do Senhor.
Esperar já é um verbo muito dificil de lidar e esperar com paciência fica ainda mais dificil, principalmente porque paciência faz parte da nossa vida espiritual. Estamos participando de uma corrida maluca. Todo mundo está querendo comer rápido, crescer rápido, ficar rico rápido, receber rápido as promessas de Deus, etc. Porem a Palavra de Deus nos ajuda dizendo: “ Sede pois irmãos paciêntes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e seródia.” Tg 5:7
A paciência é fundamental pois ela ativa a nossa fé e a nossa defesa contra a ansiedade ou contra a inquietude dessa vida. “ Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos ( ou ansiosos ) quanto à vossa vida…” Mt 6:25 – “ Não andeis pois inquietos….” Mt 6:31 – “ Não vos inquieteis, pois pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” Mt 6:34
Nós precisamos esperar, pois aqueles que esperam no Senhor fortalecerão as suas forças.
“Bem aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxilio e cuja esperança está posta no Senhor, seu Deus.” Sl 146:5
É confiar no Senhor.
“ No dia em que eu temer, hei de confiar em Ti.” Sl 56:3
Isto significa que todos nós um dia teremos dias dificeis, dias de aflições, de lutas, etc
“ Ninguem me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto não seja imputado. Mas, o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim, fosse cumprida a pregação e todos os gentios a ouvissem e fique livre da boca do leão. E o Senhor me livrará de toda má obra e guarda-me-á para o seu Reino celestial, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém ” 2Tm 4:16 à 18
Isso significa que um dia poderemos nos sentir só e desamparado.
“ E lançaram mão dos apóstolos, e os puseram na prisão pública. Mas, de noite, um anjo do Senhor abriu as portas da prisão, e tirando-os para fora, disse: Ide e apresentai-vos no templo e dizei ao povo todas as palavras desta vida. E ouvindo eles isto, entraram de manhã cedo no templo e ensinavam.” Atos 5:18 à 21
Confiar no Senhor é depositar Nele o hoje e o amanhã. É não se preocupar onde voce vai habitar ou se voce será alimentado ou não. Confiar no Senhor é deleitar-se e entregar o seu caminho ( ou o seu futuro ) nas mãos do Senhor.
Confiar no Senhor é estar quieto, tranquilo e seguro. É ter o dominio próprio, que faz parte do fruto do Espírito e estar no controle dos sentimentos e das emoções. É dormir, babar e roncar.
É saber que Deus está no controle de todas as coisas e que nenhuma das Suas promessas e Palavras vão cair por terra. É ter certeza que a Soberania de Deus está sobre a tua vida.
“Os que confiam no Senhor serão como os montes de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.” Sl 125:1
“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam, se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”. Sl 127:1
“A nossa alma escapou, como um passaro do laço dos passarinheiros, o laço quebrou-se e nós escapamos. O nosso socorro está em o nome so Senhor, que fez o céu e a terra.” Sl 124:7,8 – ver Sl 121
É alegrar-se no Senhor.
“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor.” Sl 122:1
É saber e ter conhecimento que a alegria do Senhor é a nossa força. A alegria é uma ferramenta poderosa do cristão. Um crente alegre influência os outros crentes. Estou falando de uma alegria espiritual e não mundana. A alegria terrena ou deste mundo não serve para nós pois ela é passageira. Estou falando de uma alegria permanente que transcede as expectativas desta vida. Falo daquela alegria que começa no espírito, influencia a nossa alma e se manifesta no nosso corpo. É aquela satisfação ou gozo que sentimos no nosso espírito ou na nossa alma, quando ofertamos e dízimamos, quando nos entregamos ao serviço do Senhor, quando renunciamos as coisas desta vida, quando nos humilhamos para ser honrado pelo Senhor, quando crucificamos a nossa carne e morremos para este mundo, quando contribuimos para o crescimento do Reino de Deus, quando ajudamos o nosso próximo e quando voluntariamente cantamos, louvamos e adoramos à Deus. Esta é a verdadeira alegria que vem de Deus. Esta alegria nos ajuda a servir à Deus no meio das turbulências, das tristezas, das lutas e das pressões desta vida, sem perder as esperanças. Independente das circunstância o verdadeiro crente está alegre.
“ Regozijai-vos, sempre no Senhor, outra vez vos digo: regozijai-vos.” Fp 4:4
“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.” Rm 12:12
“Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse, mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da Sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo, sois vituperados, bem aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da Glória de Deus.” 1Pe 4:12 à 14
É descansar no Senhor.
Este verbo é tremendo. A mente humana está cansada. A mente dos crentes tambem está cansada. Quando eu falo de mente eu falo de alma, de sentimentos, de emoçõe, etc A humanidade está cansada e desanimada. Porque não dizer a respeito dos crentes. Os crentes tambem estão cansados e desanimados. Existe uma canseira espiritual. Este cansaço espiritual e mental, está sendo manipulado pelo anticristo. Satanás quer que voce e eu esteja cansado, justamente para não termos condições de produzir alguma coisa para Deus. Muitos de nós estamos cansados de ir às igrejas, de contribuir, de esperar o cumprimentos das promessas de Deus, de cantar, louvar e de até adorar à Deus. Muitos de nós já perderam as forças. Muitos já perderam o primeiro amor, não por negligência própria, mas muitas vezes pelas lutas que se apresentaram na sua caminhada espiritual.
O cansaço nos leva ao desânimo. O desânimo nos leva a fraqueza. A fraqueza nos leva a dormência. A dormência nos leva ao sono profundo e o sono profundo nos leva à morte.
Por isso, de vez enquando Jesus juntamente com os seus discipulos saiam do meio da multidão e iam para um lugar deserto para descansar.
Descansar no Senhor é tirar de dentro de nós todas as nossas preocupações, ansiedade, medos ou temores e lança-las no Senhor. “ Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firme na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo. ” 1Pe 5:7 à 9
Descansar no Senhor é nos libertar da servidão mental e da prisão espiritual que existe dentro de nós. Por isso Jesus disse: “ Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve ” Mt 11:28 à 30
Descansar no Senhor é ter intimidade com o Senhor.
É viver pela fé uma vida abundante no Senhor.
Todas as ferramentas espirituais que recebemos do Senhor são importantes, porem nestes últimos dias da Igreja, a ferramenta mais importante para o cristão é a Fé.
Porque?
Porque Jesus Cristo falou a respeito da Fé para este último momento. “ Porventura quando o Filho do Homem voltar, achará Fé na terra?
Nós sabemos que a Fé tem que fazer parte da nossa vida espiritual. Imagine um Pastor, um cantor, um crente, uma pregação, uma oração ou uma igreja sem Fé. Não vai funcionar.
Jesus disse: “ O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir…” Jo 10:10. É o que Satanás sempre fez e está fazendo. Primeiramente ele esta roubando a Fé de muitos crentes. Satanás está usando a fraqueza, a decepção e a frustração para conseguir o seu intento. Ele está roubando a Fé que o crente uma vez recebeu do Senhor, para ser usada na vida espiritual, ministerial, física, familiar, financeira e material.
Uma vez roubada a Fé, o crente vive uma vida espiritual sem intimidade com Deus e sem vida em abundância. E esta não é a vontade de Deus.
Vida em abundância é viver espiritualmente com abastância, com quantidade e com excelência. É não sentir saudade do Egito, das obras da carna e nem das mundanas, e dos dias passados sem Deus e sem salvação. É estar satisfeito no espírito, na alma e no corpo.
“ Mas o justo viverá da Fé, e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.” Hb 10:38
Nós sabemos que sem Fé é impossivel agradar à Deus. Hb 11:6
“ Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exostar-vos a batalhar pela Fé que uma vez foi dada aos santos.” Jd 3
Todos os santos receberam do Senhor Jesus essa Fé e necessário se faz batalhar para não perder essa Fé. Precisamos pela Fé em Cristo Jesus enfrentar os perigos dos homens impios e a corrupção e contaminação carnal de Sodoma e Gomorra, sem nos manchar e sem nos prejudicar espiritualmente. É uma batalha espiritual contra as principados, contra os potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
“ Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a Fé.” 2Tm 4:7
Aprenda a viver uma vida espiritual em abundância. Cante, louve e adore a Deus na beleza da Sua Santidade.
É encontrar-se com o Senhor.
Esta certeza espiritual ninguem e nada poderá tirar ou roubar do nosso coração. A intimidade com Deus nos assegura este encontro.
“ Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angustia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada, porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente e nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade e nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” Rm 8:35 à 39
“As muitas aguas não poderiam apagar esse amor nem os rios afogá-lo, ainda que alguem desse toda a fazenda de sua casa por este amor, certamente a desprezariam.” Ct 8:7
“Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede tambem em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas, se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” Jo 14:1 à 3
“ porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrificio, e o tempo da minha partida está próximo.” 2Tm 4:6
“Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é ganho. Mas se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei, então, o que deva escolher. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.” Fp 1: 21 à 23
“Quem é esta que sobe do deserto e vem encostada tão aprazivelmente ao seu amado?” Ct 8:5
“ E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem!. E quem tem sede venha, e quem quizer tome de graça da agua da vida. Apoc 22:17
“ E vi um novo céu e uma nova terra…e o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas…Quem vencer herdará todas as coisas e eu serei seu Deus e ele será meu filho.” Apoc 21:1,5,7
Termino este estudo, afirmando que este encontro com o Senhor é eterno sem correr risco de perder a intimidade com Deus no tempo, no espaço ou num jardim.
Deus continue te abençoando

0 comentários:

Postar um comentário

IGREJA DE DEUS

NOTICIAS EVANGÉLICAS