O LOUVOR É TRANSCEDENTE

sábado, 6 de abril de 2013

PRIMEIROS PROTESTANTES NO BRASIL


No dia 7 de março de 1557 Chegam ao Brasil os primeiros missionários calvinistas (huguenotes-franceses), enviados por João Calvino à França Antártica antiga colonia francesa na Baía de Guanabara atual Estado do Rio de Janeiro liderados pelos Reverendos Pierre Richier e Guillaume Chartier, realizando o primeiro culto e no dia 21 a primeira Santa Ceia nas Américas no dia do mesmo mês.
Os minissionários calvinistas fundaram 22 igrejas protestantes no Nordeste, sendo que a maior era a do Recife e contava, inclusive, com uma congregação inglesa e uma francesa.
Esta se reunia no templo gálico, que tinha no conde João Maurício de Nassau seu membro mais ilustre.
As igrejas foram servidas por mais de 50 pastores (“predicantes”), além de pregadores auxiliares (“proponentes”) e outros oficiais.
A Igreja Reformada Holandesa batizou índios, lutou por sua libertação e pretendia traduzir a Bíblia para o tupi e ordenar pastores indígenas.

Pr. Dr. Antônio Carlos Agda Novaes


2 comentários:

Cristãos Antigos e Reformados disse...

Caríssimo irmão
Graça e Paz!

Com alegria escrevo para o amado irmão para parabenizá-lo pela iniciativa de colocar na "net" um blog dedicado a difundir a mensagem da cruz. Na última postagem que o irmão efetuou, peço-lhe que altere a data da chegada dos Huguenotes no Rio de Janeiro para 1557, pois houve um erro de digitação. Que Deus o abençoe ainda mais.

Rev. Nilson Wanderley (Sola Gratia, Semper).
Recife/PE
(081)9979-7349

igrejadedeusquirinopolis disse...

Rev. Nilson, Wanderley, obrigado pela diga, passou-me desapercebido!!!!

Fique na paz do Senhor!!!

Postar um comentário

IGREJA DE DEUS

NOTICIAS EVANGÉLICAS