O LOUVOR É TRANSCEDENTE

sexta-feira, 12 de julho de 2013

HISTÓRIA DA IGREJA ATRAVÉS DOS SÉCULOS - INTRODUÇÃO


INTRODUÇÃO


Para muitos pregadores, inclusive para a Igreja de Deus, a igreja constitui-se um grupo de pessoas redimidas e lavadas pelo Sangue de Jesus, nasceram de novo e permanecem ligadas ao corpo (Hb. 9: 1-26; I Pe. 1:2; I Pe. 1:18,19;  I Pe. 2:5; Jo. 1:12, 13; Jo. 3:1-14 e I Co. 10:16, 12;12; ). Este fenômeno universal deu inicio no ano 33 D.C., quando Jesus aparece aos seus discípulos e declarou: recebam o Espírito Santo (Jo. 20:20-23), este Espírito é quem traz vida para a Igreja e é também o penhor dos salvos (II Co. 1:22).
A história da igreja tem inicio logo após a morte de Cristo ocorrida no dia 3 de Abril do ano 33 d.C e ressuscitou pela da manhã do dia 5 de Abril, segundo  Zaitseva Pravda  (2003),  e continuada Atos dos Apóstolos (Atos do Apóstolos), está história abrange um período da história que vai desde o ano 33 até o ano 68:

Em meu livro anterior, Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar,
até o dia em que foi elevado aos céus, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido.
Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus. (Atos 1:1-3).

            O livro de Atos é considerado um livro histórico e doutrinário, pois nele encontramos ação e prática da igreja, e se encerra com o martírio do Apóstolo Paulo provavelmente executado antes da morte de Nero no verão de 68 D.C.. Como um cidadão romano, ele deve ter sido poupado das torturas que os seus companheiros de mártir haviam sofrido recentemente. A tradição diz que ele foi decapitado fora de Roma e enterrado perto dali. A sua morte libertou Paulo "partir e estar com Cristo, o que é muito melhor" (Filipenses 1:23).
O demais apóstolos também tiveram um trágico, entregaram suas vidas por amor ao evangelho (COSTA, 2005):
PEDRO: (Mateus16.16; Mateus 17.1-4; Atos 2.14). Teve a revelação que Jesus era “o Cristo, o Filho do Deus vivo”. No dia do pentecostes estava presente e pregou com autoridade. Diz a história que foi crucificado de cabeça para baixo, por achar-se indigno de ser crucificado da mesma maneira que Cristo, entre os anos 64-67, dC.
ANDRÉ: (João 1.35-42; Mateus 10.2). O local do seu martírio foi em Acaia (província romana que, com a Macedônia, formava a Grécia). Diz a história que ele foi amarrado a uma cruz em forma de xis, foi amarrado, não pregado, para que seu sofrimento se prolongasse.
TIAGO, FILHO DE ZEBEDEU: (Mateus 4.21; 10.2). Era irmão do apóstolo João, pescador e por ordem de Herodes Agripa, foi preso e decapitado em Jerusalém, entre os anos 42- 44 dC.
JOÃO: (João 13.23; Mateus 4.21; João 20.1-10; Apocalipse 1.9). João foi um discípulo que Jesus amava. Era pescador. Foram muitas as obras que Deus fez através de João. A história relata que João residia na região de Éfeso, onde através dele foram fundadas muitas igrejas. Depois foi exilado na ilha de Patmos, no mar Egeu, onde Jesus Cristo deu-lhe as visões do Apocalipse. Após sua libertação retornou para Éfeso. Teve morte natural com idade de 95 anos.
FILIPE: (João 1.43-46). A sua naturalidade era de Betsaida, da mesma região de Pedro e André. Diz a história que pregou na Frigia e morreu como mártir em Hierápolis.
BARTOLOMEU ou NATANAEL: (Mateus 10.3; João 1.45-47) Esteve pregando e ensinando sobre Jesus Cristo, na Anatólia, Etiópia, Armênia, Índia e Mesopotâmia. Diz a história que foi esfolado vivo e crucificado de cabeça para baixo.
TOMÉ: (João 20.25). Conhecido como o apóstolo sem fé, mas depois tudo mudou, e teve tanta fé que também morreu por amor de Jesus Cristo. Diz a história que sua obra de evangelização foi até a Pérsia (Pártia) e Índia. Consta que seu martírio se deu por ordem do rei de Milapura, na cidade indiana de Madras, no ano 53 dC.
MATEUS: (Marcos 2.14; Mateus 9.9-13; 10.3; Atos 1.13). Diz a história que Mateus esteve pregando e ensinando na Judéia, Etiópia e Pérsia. Existem versões diferentes sobre a sua morte. Teria morrido como mártir na Etiópia.
         A primeira perseguição impelida sobre a igreja veio dos principais grupos religiosos da época, os Fariseus e Saduceus (Atos 4; 5:17-42; 7), por Herodes (Atos 12) e a partir do ano 60 Nero toca fogo em Roma, acusa os Cristãos, iniciando a grande perseguição pelo império romano.

Resumo Geral do livro de Atos:

Atos 2.1 – 8.3: Pregação em Jerusalém;

Atos 8.4 – 9.43: Pregação em Samaria e na Judéia;

Atos 10.1 – 12.25: Pregação aos Gentios: Início do cumprimento do ordenança “Até os confins da Terra.”

Cumprimento de Atos 1.8: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.”

Resumo dos Principais Fatos Relatados em Atos:

Ascensão de Cristo;

Pentecostes;

Conversão de 3 mil em Jerusalém;

Curas em Jerusalém;

Primeiras perseguições: Pedro e João são presos;

Martírio de Estevão;

Felipe em Sumária;

A conversão de Paulo;

Cornélio e a visão de Pedro: pregação aos gentios;

1ª Viajem missionária de Paulo;

Outras diversas perseguições;

2ª Viajem missionária de Paulo;

3ª Viajem missionária de Paulo;


Prisão de Paulo e viajem à Roma.

0 comentários:

Postar um comentário

IGREJA DE DEUS

NOTICIAS EVANGÉLICAS